Desafios da Parentalidade
O que é, sinais de risco e como a psicologia pode ajudar?Ser pai/mãe não é uma tarefa fácil ou simples! Muito menos na época atual em que há tanta informação disponível e, por vezes, muito contraditória. Esta dificuldade aumenta principalmente em momentos de mudança (e.g., entrada na escola/mudança de ciclo, mudança de casa, nascimento de um novo bebé, entrada na fase da adolescência, divórcio, bullying). Nestes momentos os cuidadores vêm-se perante desafios acrescidos para os quais poderão necessitar de ajuda profissional.
Parentalidade: o que é?
A Parentalidade é o processo de criar uma criança/adolescente, protegendo-a e cuidando dela de forma a garantir que esta se torne num adulto saudável. Apesar do nome, a definição de Parentalidade não se refere apenas ao papel de pai e mãe, mas também ao dos cuidadores da criança/adolescente (avós, tios/as, pais/mães adoptivos, …).
Sinais de risco
Devemos estar atentos a todas as situações que interferem com o bem-estar da família e provocam sofrimento a algum dos seus elementos. Por isso, sempre que detetarmos alguma situação, enquanto cuidadores, devemos equacionar um pedido de ajuda.
Estas situações podem ser:
-
Birras dificeis, agressividade, discusões, hiperatividade, conflitos;
-
Dificuldades na comunicação entre pais/mães e criança/adolescente;
-
Desrepeito pelas regras ou dificuldade em impôr limites;
-
Desorganização familiar, falta de rotina;
-
Sinais e sintomas de ansiedade, depressão ou medos na criança/adolescente;
-
Dificuldade na adaptação em momentos de grandes mudanças;
-
Diagnósticos de doenças na família ou na criança/adolescente;
-
Situação de crise ou potencialmente traumáticas, tais como a morte de um ente querido.
Como podemos ajudar?
O Aconselhamento Psicológico durante esta fase vai ajudar os pais/mães/cuidadores a sentirem-se mais confiantes e preparados perante estes novos desafios e a esclarecer todas as suas dúvidas, em relação ao desenvolvimento da criança/adolescente.
Nas sessões de Aconselhamento Parental são dadas à família ferramentas (exercícios, desafios) com o objetivo de promover uma parentalidade positiva, consciente, flexível e confiante, de forma a proporcionar um ambiente familiar harmonioso e equilibrado.
Os psicólogos vão auxiliar a família a obter respostas a questões, tais como:
-
Que estilo parental devo escolher?
-
Como posso estabelecer limites?
-
Porque é que há tantas diferenças entre irmãos?
-
A mudança do meu filho é normal?
-
O meu filho está mais isolado, o que devo fazer?
-
Sexualidade. Como devo abordar este assunto com o meu filho?
-
O meu filho tem uma Perturbação Psicológica ou de Desenvolvimento, como posso ajudar?
Estas e outras questões devem ser faladas abertamente, na busca de respostas que permitam um dia-a-dia mais tranquilo e sem conflitos familiares.
Autor: Psicóloga Tânia Ramalho